sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Jovens, idosos e a tecnologia


     As pessoas, independente da idade, adaptam-se àquilo que se torna uma necessidade ou prazer para elas. Avós que convivem com novas gerações , tem sua curiosidade despertada para as novas tecnologias e acabam por "sucumbir" a elas, quando descobrem suas facilidades e sua praticidade. Outros, porém tem dificuldades em se adaptar aos meios tecnológicos.
     O ser humano tem uma capacidade enorme de adaptação e é por causa dela que sobreviveu até os dias de hoje. Mas como os idosos têm uma dificuldade para armazenar novos conhecimentos, tem maior lentidão dos movimentos, muitas vezes eles acabam desistindo das tentativas de aprendizagem, criticando as novas tecnologias, com atitudes saudosistas.
     Além disso, outras tecnologias, como TV, rádio digital, câmera fotográfica digital, e aparelhos eletrodomésticos exigem que a terceira idade se familiarize com tais equipamentos, uma vez que, esses meios serão indispensáveis ao século em que estamos.   
     Para os adolescentes, a tecnologia exerce fascínio porque é uma das poucas áreas em que eles têm desempenho melhor que os adultos. Eles são mais disponíveis para entrar em contato com o novo e se arriscam a testar coisas que as gerações anteriores olham com curiosidade, mas têm receio de não aprender ou medo de se sentir incapazes e ultrapassadas. Os adolescentes podem eleger ídolos, criar culturas próprias distantes da figura de autoridade dos pais e familiares e construir relacionamentos com certo distanciamento e liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário